top of page
HUMANITAS BERGWEG

Arquiteto: EGM ARCHITECTEN

Local: Oude Noorde, Rotterdam (Holanda)

Ano: 1993-1996

O Humanitas é uma instituição consagrada ao cuidado de idosos, e se destaca por fazer propostas inovadoras.

O edifício da sede em Rotterdam mostra um modelo interessante. Inserido dentro de um bairro habitacional, procura estabelecer intercâmbios sociais abrindo ao público externo equipamento complementário .

Um bloco laminar de pavimentos com 195 unidades de apartamentos complementam o programa. 

Fonte:  EGM Architecten (2013).
Humanitas vista a partir da rua Bergweg.
ANÁLISE HUMANITAS
ANÁLISE

Humanitas Bergweg é um modelo híbrido, que mistura equipamentos de saúde e assistência mas não como diretrizes únicas e principais. Uma importante área esta orientada  para incentivar a interação entre as pessoas externas (bairro), evitando gerar um "ghetto" de idosos.

O primeiro pavimento é uma grande praça coberta que funciona como um condensador social. 

Fonte:  Lorena Salvador (2017).
Implantação

A interação com o bairro é promovido principalmente no primeiro pavimento, onde há um átrio coberto e a presença de um restaurante e diversos outros serviços.

Fonte:  Lorena Salvador (2017).
Pavimento Térreo
Fonte: Russen Groen H.M. Van (2015). Modificado por Lorena Salvador (2017).
Fonte: Russen Groen H.M. Van (2015). Modificado por Lorena Salvador (2017).
Primeiro Pavimento
As unidades dos apartamentos

Os apartamentos tem uma área total aproximada de 76m². A cozinha procura manter contato visual com os corredores coletivos, uma forma de incentivar contato com o exterior. Um espaço "armazenagem" permite alojar o mobiliário e pertences que forma parte da mudança e vida do idoso. 

Os apartamentos apresentam certa flexibilidade, podendo se adaptar a diferentes situações, solteiro, casal, serviço 24 horas e co-habitação. Ao mesmo tempo, o banheiro com dupla porta permite maior controle e facilidade de mobilidade para o usuário. 

Fonte: RotterdamWoont (2017).  Diagrama elaborado por Lorena Salvador (2017).
Fonte: RotterdamWoont (2017).  Diagrama elaborado por Lorena Salvador (2017).
Planta Apartamento tipo

No térreo aparece um supermercado que dá serviço ao bairro também , constituindo um ponto que exerce atração, é, ao mesmo tempo, financeiramente ajuda a pagar as despesas do complexo.

O Átrio

O átrio do Humanitas é onde todas as diretrizes de vitalidade e conexão dos idosos com o entorno é promovido. O acesso feito é imediato logo na entrada o deslocamento ocorre por escadas rolantes até o primeiro andar, onde quase exclusivamente os serviços voltam-se para o lazer e comércio. 

Diferente do primeiro pavimento, onde todos os acessos são segmentados e independentes, no segundo pavimento o espaço do átrio é divido de forma muita mais sensorial através do mobiliário. A proposição traz mais intimidade para o espaço já que a disposição dos móveis, que se diferenciam a cada diferente proposta para uso do ambiente, arremete a extensão das habitações de frente para o átrio

Fonte: Stichting Himanitas (2017).
  Fonte: SoRotterdam (2015).
Fonte: Johannes Odé (2015)
Fonte: Johannes Odé (2015)
bottom of page