DE DRIE HOVEN
Complexo De Drie Hoven (Amsterdã, 1971-1974), de H. Hertzberger
Complexo que abrange idosos de todos os diversos estados físicos, desde independentes que apenas precisam apoio pontual, até idosos com visa assistida, sendo classificados em diferentes asas dentro de um esquema radial.
Trata-se de um clássico da gerohabitação que representa uma ambiciosa proposta dentro del aging-in-place, no sentido mais profundo.
Hoje, porém, deve ser submetido a uma revisão crítica dentro das noções atuais: uma ala foi recentemente demolida, em breve substituída.
Uma contra-indicação atual frente a modelos como este ou similares, é de evitar a formação de um ghetto idosos, e um número massivo de usuários.
A proposta diferencia idosos em relação ao seu estado de dependência física, dentro de asas que convergem em um ponto, centro de encontro social ou praça, centro neurálgico das atividades, que pretende incitar o intercambio social entre os idosos -o principio do aging-together.
É uma pequena cidade, a sua praça da qual partem as ruas internas das alas.
DESCRIÇÃO
As áreas formadas entre as diferentes asas, estão destinadas para promover diferentes atividades de lazer, como jardinagem, cuidado de animais, bicicletário, etc.
O acesso principal é feito diretamente sobre a área central ou praça.
Acesso as alas